Crescer e ter sucesso é relativamente fácil quando você escolhe um único segmento da sua vida para desenvolver, deixando todos os outros em segundo plano.

Observe a biografia de alguém que atingiu grande sucesso profissional e financeiro. Provavelmente você verá a história de alguém que trabalhou e estudou mais de 16 horas por dia.

Se você trabalha o dobro do tempo e inclui fins de semana e feriados, seus resultados certamente serão maiores do que a média. O problema é que para dedicar todo o seu tempo e esforço obtendo grandes resultados em somente um ou dois segmentos da sua vida (profissional e financeiro), você terá que negligenciar todos os outros segmentos importantes.

Você até pode fazer isso durante algum tempo, mas em algum momento terá que priorizar outras áreas da vida para não correr o risco de perder o que conquistou.

Veja o exemplo que a natureza nos dá. O guepardo é o animal terrestre mais rápido do planeta. Ele consegue atingir a velocidades de 115 km/h, mas somente por alguns segundos ou até percorrer 500 metros. Ele poderia morrer de exaustão física se tentasse manter esse ritmo por muito tempo. É um esforço extremo e necessário na caça de animais como os antílopes, que também então entre os mais velozes.

Nós também podemos focar toda a nossa energia crescendo rapidamente em um único segmento da vida, como o crescimento profissional e financeiro, mas não podemos manter a velocidade máxima por muito tempo. Por isso é tão importante saber ganhar dinheiro durante a juventude e ao mesmo tempo saber poupar uma parte para o dia da redução de velocidade.

Além disso, precisamos desenvolver todos os outros segmentos da vida para que esse crescimento profissional e financeiro se sustente no longo prazo. Assista ao vídeo logo abaixo, clicando sobre ele e depois continue a leitura.

Não podemos atingir 100km/h em 3 segundos utilizando o que a natureza nos deu, como faz o guepardo, mas podemos nos desenvolver e adquirir os meios para isso. Além do veículo (bem material), a pessoa precisa adquirir conhecimentos, habilidades e qualidades para se tornar um piloto de alta velocidade.

A vida humana é o conjunto de diversos aspectos ou segmentos que precisam ser desenvolvidos para que os objetivos sejam atingidos. Alguns desses segmentos são relacionados com o ambiente e outras pessoas como: dinheiro, trabalho, família, relacionamentos etc.

Outros segmentos são internos ou pessoais como saúde, educação (busca de mais conhecimento e desenvolvimento de habilidades) e espiritualidade (busca de autoconhecimento e desenvolvimento de valores).

Se você trabalhar 16 ou 18 horas por dia comprometendo seu sono, alimentação e descanso é muito provável que a sua saúde (um segmento importante da vida) sofra consequências no médio ou longo prazo. Suas relações familiares também serão atingidas pela falta de tempo. O tempo dedicado ao seu desenvolvimento pessoal, também será afetado.

Isso fará com que os resultados positivos na área profissional e financeira se degradem quando esses segmentos que citei forem comprometidos no longo prazo. Você pode fazer um esforço no avanço da área profissional e financeira por um tempo, mas assim como o guepardo, não será por todo tempo.

Se o esforço exagerado chegar a afetar a saúde, teremos uma queda no desempenho e o esforço inicial deixará de fazer efeito, pois a saúde atingida será um limitador natural do crescimento. Dizem que muitos gastam a saúde para ganhar dinheiro e depois gastam todo o dinheiro para ganhar a saúde de volta. Esse é um exemplo de crescimento desequilibrado onde o segmento negligenciado destruirá o crescimento do segmento onde nos esforçamos exageradamente.

O mesmo pode acontecer com uma pessoa que só se preocupa com o lazer, cuidados com a saúde e relacionamentos amorosos deixando questões como trabalho, dinheiro e estudo em segundo plano. Poucos resultados profissionais e financeiros logo vão prejudicar a qualidade do lazer, a qualidade da alimentação, a autoestima (saúde mental) e até poderá criar tensões ou atritos nos relacionamentos, pois os recursos necessários para a sobrevivência serão limitados.

Uma coisa é certa, com o tempo, o aspecto prejudicado da sua vida vai acabar degradando todos os outros aspectos que foram esquecidos.

Alguém que teve enorme sucesso financeiro e que não conseguiu se desenvolver em outras áreas, logo terá seus resultados financeiros atingidos pela área que foi negligenciada.

Vamos imaginar apenas 8 segmentos da vida que devemos nos desenvolver para que possamos ter uma vida equilibrada.

Vamos organizar tudo isso em uma espécie roda. Imagine que essa roda sustenta a sua vida e permite que você trilhe os caminhos que definiu para atingir os seus objetivos. No meu livro “Resistência” eu apresento 12 segmentos fundamentais que devemos desenvolver. Aqui neste artigo rápido vamos utilizar somente 8 segmentos para ilustrar a ideia.

Imagine que o ponto central da roda acima é o eixo da sua vida. É esse eixo que sustenta suas realizações. As linhas que ligam o centro até o aro da roda são os raios da roda. Cada raio recebe o nome de um segmento da sua vida que merece ser desenvolvido.

Se todos os raios estiverem fortes, ou seja, se todos os segmentos da sua vida estiverem bem desenvolvidos, a sua roda da vida será estável e você chegará em qualquer objetivo que for planejado, sem desistência, sem resistência, sem atrasos, desculpas e todo tipo de problemas que justificam o insucesso. Já se algum raio estiver enfraquecido, se ele for curto, existe o sério risco de a roda quebrar, degradando todos os outros segmentos.

Vamos entender isso na prática?

Observe o formulário logo abaixo. Selecione uma nota, de 1 a 5, para cada área da sua vida. Exemplo: se a sua satisfação com as questões envolvendo o dinheiro são as piores possíveis, você deve atribuir a nota 1. Se sua satisfação for mediana, a nota será 3. Se a sua satisfação estiver um ponto abaixo da média a nota será 2. Se estiver um ponto acima da média a nota será 4 e se for máxima a nota será 5.

Faça isso para cada área e observe a figura se formará quando você clicar no botão “Gerar a roda da sua vida”.


Se o resultado ficou parecido com a figura logo abaixo, significa que você atribuiu nota máxima para seu nível de satisfação e desempenho em todas as áreas da sua vida. A área verde simboliza a força ou solidez de cada raio que sustenta a sua vida. Nesse nível de equilíbrio, você tem solidez necessário para encarar novos desafios, caso você queira, pois você se encontra em uma região de forças equilibradas, uma zona de conforto com tudo pronto para atingir novos desafios.

Agora vamos considerar uma roda da vida que se encontra desequilibrada. Observe a próxima figura:

 

Imagine se uma roda assim, com raios enfraquecidos, estivesse equipando aquele carro de “Fórmula E” que apareceu no vídeo anterior. O risco de a roda quebrar seria muito grande e isso resultaria em queda no desempenho de toda a sua vida.

Na figura acima temos o exemplo de uma pessoa que atribuiu nota máxima para o nível de satisfação e desempenho com a situação financeira (dinheiro), nota máxima para as questões relacionadas a carreira profissional (trabalho), nota máxima para os relacionamentos e uma nota boa para as questões familiares.

Dedicar pouco tempo aos cuidados com a saúde, dedicar pouco tempo a alguma atividade de lazer que gostaria de desenvolver e ter um desempenho mediano no desenvolvimento dos conhecimentos, vai acabar prejudicando, no longo prazo, o esforço feito para se desenvolver nos outros segmentos da vida. São questões que podem resultar em consequências negativas mais na frente.

No exemplo acima, essa pessoa também não realiza nenhuma prática espiritual ou de autoconhecimento. Práticas de autoconhecimento ou espirituais não necessariamente tem relação com a prática de uma religião institucionalizada, pois mesmo sem ser praticante de uma religião é possível desenvolver essa área através da leitura, contato com a natureza, meditação, estudos sobre filosofia, psicoterapia ou qualquer prática relacionada com a saúde mental, equilíbrio emocional, espiritual e autoconhecimento.

Uma pessoa com uma vida que gira sobre uma roda enfraquecida na área de saúde, já teria um ponto de fragilidade enorme para enfrentar no futuro. A roda da vida do exemplo acima poderá quebrar nos raios enfraquecidos da saúde do corpo, saúde mental ou do espírito. No longo prazo, se o sucesso financeiro e profissional não for transformado em desenvolvimento para os outros raios, certamente prejudicará o sucesso financeiro e profissional, nivelando esses raios por baixo, ou seja, ele ficará tão fraco quanto o raio da saúde diante do surgimento de uma doença física ou desequilíbrio mental.

Agora vamos ver outro tipo de desequilíbrio na figura abaixo:

No exemplo acima temos uma pessoa que dedica grande parte do seu tempo e seu esforço para cuidar da saúde, espiritualidade, lazer, relacionamentos e família. Já nas áreas relacionadas com o dinheiro, trabalho e conhecimento (estudo) os resultados são pequenos ou insatisfatórios. A pessoa normalmente sente que são áreas que deveriam ser desenvolvidas.

No longo prazo, a falta de resultados profissionais, financeiros e de conhecimento pode prejudicar todas as outras áreas. A falta de recursos financeiros resulta em uma série de tensões e conflitos familiares, prejudica o lazer, afeta a saúde mental (estresse, baixa autoestima etc.) e a saúde física.

Outro simbolismo que gosto de utilizar para representar o equilíbrio de diversos aspectos da vida é o da orquestra. Clique no vídeo e continue lendo.


O maestro é você. Os músicos são os muitos segmentos internos e externos da sua vida que podem ajudar a construir a sua obra (Opus). Sua vida é a sua obra ou sua sinfonia.

Os músicos podem simbolizar as suas qualidades, conhecimentos, habilidades e valores internos que você poderá desenvolver com o tempo, treino e paciência. Também podem ser questões externas, relacionamentos e condições que precisamos desenvolver no ambiente.

Quando existe o equilíbrio e o controle sobre cada segmento da vida, você consegue fazer com que todos eles se alinhem, realizando seus movimentos para realizar sua obra.

O desequilíbrio em alguns segmentos da sua vida, será como músicos despreparados ou desafinados que produzem barulhos, ruídos e confusão durante as sinfonias da vida.

Não existe sinfonia sem muitos exercícios, treinos, força de vontade, disciplina e prática diária no desenvolvimento de cada segmento.

As orquestras não nascem prontas, assim como uma vida humana equilibrada e realizada também não nasce pronta.

A vida que você tem hoje é fruto do trabalho, paciência e persistência durante a sua vida até aqui. A vida que você terá amanhã, começa a ser planejada e construída hoje, sempre buscando algum ponto de equilíbrio nesse processo de desenvolvimento.

Imagine-se como o piloto que dirige o carro de “Fórmula E” que simboliza todos os segmentos da sua vida que trabalham em conjunto para chegar nos objetivos que você definiu. Imagine-se como o maestro que comanda todos os músicos assim como você comanda os aspectos da sua vida para a construção da sua obra prima, a sinfonia da sua vida.

Se você gostou desse artigo, recomendo a leitura do meu novo livro Resistência: a força que se opõe a você, (visite aqui e saiba como).

Receba um aviso por e-mail quando novos artigos como este forem publicados no site. Inscreva-se aqui.

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais: